Artigo 1.º - É participante no Retiro do CERP todo aquele que, independentemente da sua condição social, sexo, raça, religião ou ideologia, tendo sido tido por regularmente inscrito, adira mediante a aposição da sua assinatura e/ou de quem se responsabilize pelo mesmo, de que aceita cumprir com zelo e lealdade os presentes Regulamentos e a disciplina do Retiro.

Artigo 2.º -

1. O processo inicia-se com o preenchimento de uma ficha de inscrição, dirigida ao CERP, com a menção do(s) período(s) para o(s) qual (is) se inscreve e com a junção do sinal fixado na ficha de inscrição.

2. É condição essencial para o processamento da inscrição a existência de vaga, a correspondência de idade para o período em que se inscreve e a presença do sinal.

3. Os casos pontuais de admissibilidade de participantes no Retiro fora da idade indicada na ficha de inscrição, têm de ser aprovados em reunião da Direcção, sob proposta do Coordenador do Secretariado.

4. No caso de admissibilidade extraordinária de participantes no Retiro que não preencham o requisito da idade, o CERP não se responsabiliza pelo facto dos programas não se coadunarem com as expectativas e necessidades do participante no Retiro, na medida em que o programa de cada período é organizado de acordo com a idade recomendada dos participantes no Retiro.

5. Após o processamento da inscrição, é remetido para o participante no Retiro o talão de recepção respectivo, onde se indicará o valor a pagar no acto da recepção no Palhal, bem assim outras informações úteis ao participante no Retiro.

 

Artigo 3.º - As desistências deverão ser comunicadas ao CERP com um período de antecedência de 15 dias, sob pena de perda do valor do sinal.

 

Artigo 4.º - Se existirem vagas, é permitido ao participante no Retiro transferir o período de inscrição, desde que se encontrem preenchidos os demais requisitos referidos no artigo 1.º

 

 

Artigo 5.º - 1. A entrada no Palhal deverá ser feita entre as 14 e as 18 horas de cada domingo.

2. O participante no Retiro deverá, à entrada, dirigir-se à Recepção e apresentar o talão que lhe foi enviado, pagando, nos respectivos casos, o valor restante do Retiro. O horário de recepção é das 16:00 às 18:30 hr. e em casos excepcionais até às 19:00 hr.

3. O participante no Retiro deverá ainda ser notificado para a leitura integral do Regulamento do Participante no Retiro e no caso dos participantes no Retiro-crentes, da Declaração de Fé do CERP.

 

 

Artigo 6.º - O participante no Retiro deve trazer Bíblia, caderno de apontamentos, esferográfica, cartão de identificação, cartão de Utente de Saúde ou da Segurança Social, saco ou roupa de cama, roupa e vestuário de banho e desportiva . Facultativamente pode trazer máquina fotográfica, câmara de filmar, instrumentos musicais e quaisquer outros objectos que não colidam com o programa dos Retiros e com o disposto no artigo anterior.

 

 

Artigo 7.º - Não é permitido no recinto do Palhal ou durante as actividades do CERP nos seus retiros o uso de bebidas alcoólicas, tabaco, drogas, cartas de jogar, literatura humorística, walkman, televisores, chicletes, vestuário e roupa de banho demasiado reduzidos, quaisquer pinturas femininas, e ainda símbolos, t-shirt's e música associados a qualquer modalidade de rock, satanismo, Nova Era e seitas místicas.

 

 

Artigo 8.º

1. O participante no Retiro, durante o Retiro, tem os seguintes deveres:

a). Obedecer aos Chefes de Tenda e Directores do Retiro;

b). Assistir e estar com atenção em todas as reuniões;

c). Cumprir e participar no programa de cada retiro;

§ Único - Exceptua-se do referido em b) e c) nos casos de manifesto mal-estar de saúde e doença, e no caso das actividades desportivas, por limitações físicas, volitivas ou de saúde do participante no Retiro. Essas situações devem ser expostas aos Chefes de Tenda.

 

2. Além do referido anteriormente, está vedado ao participante no Retiro:

a). Ausentar-se do local do Retiro, salvo casos excepcionais e com autorização prévia do Chefe de Tenda e dos Directores do Retiro, ou quando acompanhado de um Chefe de Tenda, ou em quem o Director delegar essa responsabilidade.

b). Entrar nos recintos e tendas particulares ou afectos à organização do CERP, bem assim à despensa (neste último caso, salvo quando seja necessário deslocar-se ao local de telefone ou de primeiros socorros);

c). Fazer um programa paralelo ao do Retiro;

d). Perturbar, provocar, ofender ou agredir qualquer elemento presente no Retiro;

e). Divulgar e/ou debater doutrinas contrárias à Declaração de Fé do CERP.

f). Ter contactos íntimos com qualquer outro participante no Retiro (não se aplica aos casais que ficam nas suas tendas);

h). Entrar no recinto da tenda ou no W.C. do sexo oposto.

i). Sair da mesa de refeição sem autorização do Chefe de tenda dessa mesa.

j). Após a reunião da noite, não são permitidas brincadeiras que perturbem o espírito e a mensagem que tenha sido anunciada.

l). Não é permitido sair do recinto da tenda durante a hora do descanso à noite, salvo para deslocação ao W.C.;

 

 

Artigo 9.º - Para um perfeito bem estar e convívio, o participante no Retiro deve respeitar as seguintes regras de conduta:

a). Guardar respeito, atenção e dignidade para todos os presentes no Retiro;

b). Não estar distraído ou a falar de assuntos diversos dos das reuniões;

c). Não obrigar os Chefes de Tenda a chamar, ordenar ou apitar mais do que uma vez;

d). Pedir nas refeições apenas o que desejar - não devendo ser deixada comida no prato;

e). Colaborar na organização das actividades recreativas;

f). Colaborar e estar atento no tempo de ensaios;

g).O uso de material recreativo é livre, contudo deve ter a prévia permissão dos responsáveis e deve ser devolvido após a sua utilização, independentemente do seu estado de conservação;

h). Não atirar lixo para o chão, antes depositar tudo nos respectivos recipientes, mantendo o recinto com a máxima limpeza;

i). Não usar qualquer utensílio propriedade do Retiro para a higiene pessoal;

j). Não retirar os espelhos dos locais onde estão fixados nas casas de banho;

l). Não cortar verduras e ramagens existentes no recinto;

m). Não dependurar vestuário nas placas de sinalização;

n). Não desenhar ou escrever nos troncos das árvores;

o). Respeitar o descanso dos outros - não deve ser causada qualquer perturbação após a hora do Silêncio e antes do toque da Alvorada;

p). Os participantes no Retiro que namorem, devem informar tal facto aos Directores do Período.

 

 

Artigo 10.º Os participantes no Retiro são ainda exortados a cumprir as seguintes recomendações:

a). Pedir "por favor" e agradecer;

b). Cumprimentar cordialmente aos seus colegas, chefes e directores;

c). Colocar o lixo das casas de banho para arder na bailarina;

d). Guardar cuidadosamente o seu dinheiro, podendo, querendo, entregar os seus valores ao cuidado do CERP;

e). Evitar deixar objectos de valor económico elevado à vista e de fácil acesso. O CERP não se responsabiliza por eventuais furtos que possam ocorrer no seu recinto e que não estejam guardados ao seu cuidado;

Artigo 11.º - O participante no Retiro tem o direito de participar activamente no programa e de receber todo o apoio e ajuda de que necessitar dos Chefes de Tenda e dos Directores do Período, quer seja do ponto de vista espiritual, ou do ponto de vista social, cultural e de primeiros socorros.

 

 

Artigo 12.º- O participante no Retiro que propositadamente danificar qualquer bem do CERP é civilmente responsável pelo seu pagamento, conforme tabela de preços existente no CERP.

 

 

Artigo 13.º - O participante no Retiro que infringir as regras constantes dos art.ºs 8.º e 9.º dos presentes Regulamentos está sujeito à disciplina do CERP, a qual suporta:

a). Admoestação pelo Chefe de Tenda;

b). Admoestação pelo(s) Director(es) do Período;

c). Expulsão.

§Único - No caso referido na alínea c), não será devolvido qualquer quantitativo da inscrição ao participante no Retiro, mesmo que o retiro esteja no seu início.

 

 

Artigo 14.º - O período do retiro termina apenas no domingo. Quando o participante no Retiro pretenda retirar-se no dia de sábado, após a festa de fim de período, deve expressamente comunicar essa sua pretensão ao Chefe de Tenda que, depois de comunicar aos Directores do Período, emitirá ao participante no Retiro a decisão respectiva.

 

 

Artigo 15.º - A Direcção do CERP reserva-se o direito de não aceitar futuramente as inscrições de participantes no Retiro que tenham desrespeitado estes regulamentos ou que tenham perturbado gravemente o espírito destes Retiros.