O que é o CERP

O Centro Evangélico de Retiros do Palhal - CERP é uma associação constituída legalmente por escritura de 22 de Maio de 1997. É uma associação de natureza religiosa, de apoio espiritual, social e cultural, sem fins lucrativos, estabelecida por tempo indeterminado.

O Centro Evangélico de Retiros do Palhal existe para realizar eventos espirituais num contexto favorável à aprendizagem e à reflexão.

Não é uma religião ou seita; aliás, é peremptoriamente contra todos os movimentos que usam o Nome de Deus apenas para proveito próprio e dos seus líderes. O CERP é uma associação religiosa porque visa o conhecimento espiritual de todos os jovens da Pessoa de Deus. Identifica-se com as Assembleias Cristãs Evangélicas ("Irmãos") e tem por objectivos, cultuar a Deus e obedecer à Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Mas também visa a formação, instrução, divulgação e reflexão da fé cristã. A solidariedade e comunhão fraternal dos seus membros é também um fim a alcançar, mas sempre seguindo os padrões do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. A defesa dos valores ambientais e de reabilitação da juventude é um meio que o CERP tem utilizado desde os tempos em que ainda não estava constituída legalmente.

Para a realização dos objectivos acima descritos, o CERP promove e organiza retiros, conferências, palestras, congressos e debates, com carácter regular, periódico e sistemático, abertos a todas as pessoas, independentemente da idade, sexo, raça, cor, religião ou ideologia.

O desenvolvimento espiritual, moral, intelectual, social e física dos seus membros e dos participantes dos Retiros é uma meta do CERP. Além do estudo da Bíblia Sagrada, do convívio fraternal, existe tempo para o desporto, para a envolvência humana e solidária, para visitas e passeios a localidades onde se pode apreciar a beleza da Criação de Deus. Belos passeios junto ao rio, aventuras junto a moínhos, aldeias escondidas na serra e o banho sempre refrescante no rio, são algumas das actividades dos Retiros de Verão do CERP. Mas não só ! Há também tempo para representações teatrais de cenas bíblicas, tempo para aprumo, tempo para cantar, tempo para reflectir, enfim, tempo para estar com Deus e desfrutar das maravilhas da Natureza que Ele nos concede.

    

A história do CERP

Embora só se tenha constituído legalmente em 22 de Maio de 1997, no Cartório Notarial de Estarreja, o CERP tem um grande historial, conhecido pelos ex- "Acampamentos Bíblicos do Palhal" que foram fundados em 09 de Agosto de 1971 por um conjunto de cristãos evangélicos, visando a formação espiritual, cultural, física e social de crianças, adolescentes e jovens.

Ao longo de vinte e seis anos de existência muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos têm passado pelo Palhal. Ali têm encontrado o ar saudável da floresta, o silêncio do vale, a água pura da rocha, o refrigério do rio, a imponência da montanha. Também actividades e repouso, camaradagem e alegria e, o que é mais importante, o conhecimento de Cristo como Salvador e Senhor. Muitas almas já se renderam ao Senhor Jesus Cristo e obtiveram assim a certeza da sua salvação, a vida eterna, a certeza de um lar celestial com Deus. A Bíblia e os encantamentos da Natureza fazem-nos sentir ali quão perto está Deus de nós e nós de Deus. O ministério tem sido exercido por servos de Deus qualificados pelo Espírito Santo.

As comodidades têm melhorado de ano para ano... Embora se priviligie o contacto com o ar puro e as maravilhas da natureza, as instalações do Palhal têm vindo a ter cada vez maior comodidade. Os WC são únicos. Os duches de água quente - aquecida pelo método natural (o sol !) e claro... a cozinha do Palhal são verdadeiramente singulares em Portugal. Não há ninguém que se queixe de que não comeu bem no Retiro, pois as nossas cozinheiras aprumam-se, não apenas para servir as pessoas, mas sobretudo com o seu esforço voluntário, servir a Deus.